terça-feira, 16 de agosto de 2011
VALE A PENA | Disco de vinil se mantém com mercado de nicho
“Pode ser pelo som orgânico que muitos fãs apreciam, pela arte visual em tamanho ampliado ou apenas pelo puro apelo retrô: o vinil parece estar cativando a imaginação dos consumidores, apesar do fato de, geralmente, custar o dobro do preço de um CD, contendo exatamente as mesmas músicas”. Dessa forma, Kim Bayley, diretor-geral da Entertainment Retailers Association (uma associação do mercado de varejo de música, vídeo, DVD e jogos de computador do Reino Unido), explicou o aumento de 55% nas vendas de discos de vinil naquele país no primeiro semestre de 2011, conforme reportado pelo portal britânico Retail Magazine.
O crescimento, registrado na comparação com os seis primeiros meses do ano passado, é liderado por The King of Limbs, oitavo álbum da banda inglesa Radiohead. Esse item vendeu exatas 20.771 cópias no primeiro semestre deste ano. Mas vale lembrar: o lançamento do Radiohead foi centrado no CD, e incluiu um pacote com dois LPs, grandes encartes de arte visual, mais de 600 pequenos encartes de arte visual, entre outros apetrechos.
No total, foram vendidos 168.296 discos de vinil no mercado britânico no período. “O sucesso do vinil mostra que consumidores de música podem pagar mais desde que lhes entreguemos um produto que eles realmente amem”, declarou o diretor da Entertainment Retailers Association. No Reino Unido, um CD pode custar até 7,82 libras esterlinas (aproximadamente R$ 20,40). Um disco, até 16,30 libras (R$ 42,50).
Nos EUA, um estudo publicado em maio pela Nielsen Wire afirma que foram vendidos 2,8 milhões de LPs em 2010, número 14,2% maior que o registrado em 2009. Para este ano, a consultoria prevê crescimento de 25,5%, com estimativa 3,6 milhões de discos de vinil vendidos até o fim de 2011.
Via Meio & Mensagem