sexta-feira, 19 de agosto de 2011
POLÊMICA | Nivea retira anúncio considerado “racista”
A Nivea enfrentou problemas nesta semana por conta de um anúncio que foi considerado racistas segundo opinião de muitas pessoas nas redes sociais. A peça mostra um homem de pele negra com a barba feia e o cabelo cortado segurando uma cabeça de um homem também negro, mas com barba e muito cabelo. A mensagem diz: “Recivilize-se”. Sites como Huffington Post, Clutch e The Root questionaram se o anúncio era racista ou não.
Outra peça da campanha mostra um rapaz de pele branca também barbeado segurando uma cabeça com barba e a mensagem “Sin City não é uma desculpa para parecer o inferno”.
As reações aos anúncios criados pela DraftFCB foram as mais variadas e há muitos pedidos para que Rihanna desista de sua parceria com Nivea. A comunidade negra em geral se posicionou contra o anúncio. “Nivea está dizendo que os negros não são civilizados”, foi um dos tweets.
Em prol do anúncio, diz-se que os dois anúncios conversam e que dá para perceber que a referência é aos homens das cavernas, e não aos negros.
A decisão de Nivea foi pela retirada do anúncio acompanhada de um pedido de desculpas. “A peça era inapropriada e ofensiva. Nunca foi nossa intenção ofender quem quer que seja e pedimos desculpas. Não usaremos esse anúncio novamente. Diversidade e igualdade são valores cruciais para a empresa”.
Via Meio & Mensagem