sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

POLÊMICA | Os ditadores cantam, brincam e rolam na areia

Seis dos mais temidos ditadores do mundo, alguns vivos outros mortos, ganharam contornos divertidos em uma campanha da rede de restaurantes sul-africana Nando´s. Na peça, Muammar Gaddafi, Saddam Hussein, Robert Mugabe, P.W. Botha (líder da África do Sul durante o Apartheid), Idi Amin (líder de Uganda nos anos 70) e Mao Tse Tung aparecem em situações lúdicas.

Tudo começa quando Mugabe começa a sonhar com seus amigos. Em sua imaginação, ele brinca de tiros de água com Gaddafi, rola na areia com Saddam, canta no karaokê com Mao, brinca no balanço com Botha, e remonta com Amin a famosa cena do filme Titanic, em que os personagens abrem os braços na proa do navio.
Como mais do que esperado, a campanha da Black River FC, empresa do WPP, já ocasionou algumas reações. Segundo o Advertising Age, houve pedido de boicotes ao Nando´s no Zimbábue por conta da citação de Mugabe.

O objetivo da ação é divulgar uma promoção para seis pessoas, com o conceito “Nesta época do ano ninguém deveria comer sozinho. Então, compre o prato de Nando´s para seis pessoas”.

A rede Nando´s tem um histórico de campanhas polêmicas. Em 2000, um comercial criada por sua então agência TBWA Hunt Lascaris sofreu com diversas reclamações. O filme mostrava um cão-guia levando seu dono portador de deficiência visual a chocar-se com um poste. Isso porque ele não resistiu ao frango empanado que ele estava carregando e que caiu em sua boca após o encontrão.



Via Meio & Mensagem