sexta-feira, 3 de junho de 2011

VALE A PENA | História do Brasil será contada via Twitter

Se você possui uma conta no Twitter poderá acompanhar na sua timeline os diálogos entre o revolucionário Giuseppe Garibaldi http://twitter.com/gpbaribaldi) e o líder da revolução Farroupinha, Bento Gonçalves (@bntgoncalves) e saber como andam os preparativos dos dois para a fundação da República Juliana, uma federação independente no sul do País.

Perfil no Twitter de Giuseppe Garibaldi.
Essa aparente impossível junção entre o passado histórico e o presente já está acontecendo por conta de uma ação promovida pelo Diário Catarinense, do Grupo RBS. A fim de oferecer aos seus leitores um conhecimento mais profundo sobre um dos episódios mais importantes da História do Estado, o grupo de mídia decidiu utilizar as redes sociais e perfis simbólicos que terão a missão de reviver, em posts de 140 caracteres, todo o processo da tomada da cidade de Laguna e da fundação temporária de uma nova unidade nacional.

A ação está alicerçada no Diario Catarinense Online e pode ser vista tanto pela página do Facebook (veja aqui) como também pelo perfil Tomada da Laguna, no Twitter (veja aqui). Desde essa quinta-feira, 2 de junho, os seguidores da página já estão sendo transportados para o ano de 1839 e acompanharão, dia a dia e praticamente no mesmo ritmo em que os fatos realmente ocorreram, a atuação dos personagens na fundação da Républica Juliana. A ideia é narrar os acontecimentos dia a dia, até o último capítulo dos fatos, no dia 15 de novembro.

Os internautas poderão ver posts com fotos, textos, cartas e comunicados enviados na época, bem como acompanhar a localicação de Garibaldi e de sua esposa, Anita, até a chegada na cidade de Laguna. A ideia é mesclar os elementos do passado com as ferramentas da internet, como o Foursquare, por exemplo, que será usado para mostrar a localização geográfica das tropas.

Via Meio & Mensagem