segunda-feira, 9 de maio de 2011
MERCADO: As marcas mais valiosas
A Apple superou o Google e se transformou na marca mundial de maior valor, segundo o novo ranking BrandZ Top100 da Millward Brown, do grupo WPP.
A valorização da Apple se deve sobretudo ao sucesso do iPad e do iPhone.
O valor da marca Apple é de US$ 153,2 bilhões, versus a US$ 111,4 bilhões do Google.
Nos primeiros postos da lista estão empresas do setor de tecnologia: depois da Apple e Google figuram IBM, Microsoft, AT&T e China Mobile.
Das 100 marcas consideradas mais valiosas, 19 são de companhias de mercados emergentes. Em 2006, eram apenas duas.
O Itaú entrou para o ranking, na 90ª posição, valendo US$ 9,600 bilhões ou 29% mais do que anteriormente. A Petrobras ainda é a marca brasileira mais bem colocada, em 61º lugar (US$ 13,421 bilhões), com uma valorização de 39%. O Bradesco ocupa a 98ª posição (US$ 8,600 bilhões), valorizando-se 15%.
Confira abaixo as dez marcas mais valiosas de 2011:
Marca Valor (Milhões de dólares) Diferença valor da marca x 2010
1 Apple 153,285 +84%
2 Google 111,498 -2%
3 IBM 100,849 +17%
4 McDonald’s 81,016 +23%
5 Microsoft 78,243 +2%
6 Coca-Cola* 73,752 +8%
7 at&t 69,916 -
8 Marlboro 67,522 +18%
9 China Mobile 57,326 +9%
10 GE 50,318 +12%
Via CCSP