sexta-feira, 20 de maio de 2011

DIGITAL | Brasileiros criam Zoom-Talk, aplicativo para o Facebook

A produtora brasileira Doubleleft criou um aplicativo para o Facebook, o Zook-Talk, que permite aos usuários da rede social conversar por meio de voz e vídeo, nos mesmos moldes do Skype.
"É um 'Skype' dentro do Facebook", afirma Alexandre Souza, sócio da produtora. "Criamos um aplicativo de chat com voz e vídeo, porque o bate-papo via texto já ocorre no Facebook", explica.
O interessado em usar o Zook não precisa baixar programa nenhum. Basta entrar na sua página, no Facebook, e clicar no link do aplicativo. A partir daí, os contatos do usuário na rede social passam também para o Zook.


"O internauta convida seu amigo para um bate-papo e seu contato também não precisa baixar nada, sequer precisa acessar o link do Zook. Ele deve apenas aceitar o convite e começar a conversa", conta Souza, que acrescenta ainda que não é necessário preencher cadastro. Além disso, o aplicativo é gratuito.

O modelo de negócios previsto pela Doubleleft permite licenciar o produto para diferentes marcas, dá mesma forma que empresas interessadas podem anunciar no Zook. "Transformamos o Zook em um veículo. Marcas podem anunciar da forma tradicional, por meio de banners, ou de forma diferenciada", conta.
Souza explica ainda que a aplicação foi toda desenvolvida em Flash e, por isso, "reconhece" o rosto das pessoas. "Códigos de reconhecimento digitados no Flash 'ensinam' o aplicativo a identificar o rosto dos usuários", diz. "Assim, não só uma marca de óculos, por exemplo, pode usar o aplicativo para mostrar seu produto no rosto do usuário, mas também qualquer outro produto ou serviço que queria utilizar o rosto como referência inicial pode fazer uma interação diferenciada por meio do Zook", detalha.
O sócio da Doubleleft conta que não foram definidos limites para possíveis anúncios diferenciados, mas a preocupação da produtora é que usuários não se sintam 'invadidos' pela interação comercial.


Lançado "para alguns amigos" há duas semanas, o Zook já atingiu cerca de 10 mil usuários, de acordo com Souza, sem divulgação em mídia programada. "As pessoas usaram o aplicativo e recebemos um feedback. Agora estamos trabalhando em melhorias, como possibilitar que o usuário veja chamadas que recebeu e não atendeu e oferecer um recurso de mensagem de voz, entre outras", conta.
Confira como funciona o aplicativo aqui. Para acessar o Zook-Talk, clique aqui.

Via CCSP