"É um 'Skype' dentro do Facebook", afirma Alexandre Souza, sócio da produtora. "Criamos um aplicativo de chat com voz e vídeo, porque o bate-papo via texto já ocorre no Facebook", explica.
O interessado em usar o Zook não precisa baixar programa nenhum. Basta entrar na sua página, no Facebook, e clicar no link do aplicativo. A partir daí, os contatos do usuário na rede social passam também para o Zook.
O modelo de negócios previsto pela Doubleleft permite licenciar o produto para diferentes marcas, dá mesma forma que empresas interessadas podem anunciar no Zook. "Transformamos o Zook em um veículo. Marcas podem anunciar da forma tradicional, por meio de banners, ou de forma diferenciada", conta.
Souza explica ainda que a aplicação foi toda desenvolvida em Flash e, por isso, "reconhece" o rosto das pessoas. "Códigos de reconhecimento digitados no Flash 'ensinam' o aplicativo a identificar o rosto dos usuários", diz. "Assim, não só uma marca de óculos, por exemplo, pode usar o aplicativo para mostrar seu produto no rosto do usuário, mas também qualquer outro produto ou serviço que queria utilizar o rosto como referência inicial pode fazer uma interação diferenciada por meio do Zook", detalha.
O sócio da Doubleleft conta que não foram definidos limites para possíveis anúncios diferenciados, mas a preocupação da produtora é que usuários não se sintam 'invadidos' pela interação comercial.
Lançado "para alguns amigos" há duas semanas, o Zook já atingiu cerca de 10 mil usuários, de acordo com Souza, sem divulgação em mídia programada. "As pessoas usaram o aplicativo e recebemos um feedback. Agora estamos trabalhando em melhorias, como possibilitar que o usuário veja chamadas que recebeu e não atendeu e oferecer um recurso de mensagem de voz, entre outras", conta.
Confira como funciona o aplicativo aqui. Para acessar o Zook-Talk, clique aqui.
Via CCSP