quarta-feira, 16 de março de 2011

MERCADO: A Páscoa já movimenta a economia

Com um mês de antecedência, a Páscoa já começa a invadir os pontos-de-venda de todo o País. Nesta terça-feira 15, a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) realizou a segunda edição do Salão da Páscoa, evento que contou com as principais empresas da indústria do chocolate. Nele, elas apresentaram suas principais novidades para o que é considerado o evento mais importante do ano para o setor.

De bombons “gigantes” a caixas comestíveis, as marcas apresentaram lançamentos de todos os tipos: segundo a Abicab, 80% dos produtos desenvolvidos pelas empresas para a Páscoa 2011 são novidades. Além dos formatos diferenciados, novos licenciamentos, brinquedos e sabores aparecem para enriquecer a data, tendo destaque os chocolates com maior concentração de cacau.

Além dos produtos em si, o salão contou com a presença também de pessoas ilustres: a ex-apresentadora Palmirinha Onofre marcou presença no stand da Bel Chocolates para divulgar a linha Cobertop, cujo produto Cobertop Gourmet assume o posto de maior lançamento da empresa para a Páscoa 2011. A quituteira ainda marca forte presença na campanha da Bel – que ainda conta com um site especial – aparecendo no filme que será veiculado na TV aberta e estampando displays no PDV.

A Cacau Show também conseguiu se destacar através de sua campanha: o vídeo institucional – que irá ao ar na TV aberta e paga nas próximas semanas – apresenta várias cenas da elaboração de chocolates, e conta com uma composição do maestro João Carlos Martins. O filme é o primeiro da campanha da marca, que investiu R$ 12 milhões em ações de marketing para a data.

Para comemorar seus 90 anos no Brasil, a Nestlé – uma das empresas mais presentes na Páscoa – lança o novo ovo de seu já tradicional chocolate Suflair. Com o foco no conceito de “Chocolover”, a empresa espera comemorar seu aniversário paralelamente à Páscoa, e junto ao consumidor.

No grupo CRM, o grande destaque fica por conta da marca Dan Top, que pela primeira vez em seus 60 anos lançou um ovo de chocolate – recheado do tradicional produto – para a Páscoa. A Kopenhagen também retorna à mídia trazendo seu sucesso “4 Clássicos”, ovo que reúne os quatro sabores mais famosos da marca – Língua de Gato, Lajotinha, Chumbinho e Nhá Benta – em uma única embalagem.

E até quem não produz ovos de chocolate procurou vender seu “peixe”: as marcas Barry Callebaut – maior fabricante de derivados de cacau e produtos de chocolate do mundo – e Harald também marcaram presença para divulgar seus produtos, insumos para a fabricação dos ovos.

Crianças

E os maiores fãs da data não foram esquecidos: as linhas infantis das marcas também apresentam muitas novidades. Na Kraft Foods, as licenças “Rio” (do filme de Carlos Saldanha) e “Shrek” são os grandes lançamentos, acompanhadas de “Iron Man” e “Polly”. A Arcor conta com os novos ovos dos Pinguins de Madagascar, assim como dos palhaços “Patati Patatá” e dos super-heróis da Marvel. Já a Top Cau conta também com um grande número de lançamentos, dentre eles: I-Carly, Bob E sponja, Thor, Camp Rock, Littlest Pet Shop e Backyardigans.

Outra empresa que fará a alegria da criançada é a Village, com o licenciamento da marca Scooby-Doo. Com uma campanha voltada principalmente para o PDV, a empresa colocará os personagens do desenho em displays e materiais. Além disso, uma Mistery Machine – a van do grupo de Scooby – irá marcar presença no ponto-de-venda, permitindo às crianças interagirem com os personagens. E mais: o lançamento de um longa-metragem do personagem na próxima quinzena chega num bom momento para fortalecer ainda mais a campanha.



Presente

Sendo uma data para presentear, a Páscoa 2011 chega com muitas novidades neste sentido: a Kraft Foods – detentora da marca Lacta – inova ao lançar os ovos Ouro Branco e Sonho de Valsa em embalagens de bombons “tamanho família”. São eles, inclusive, que ilustrarão a campanha de Páscoa a ser veiculada na TV. Já a Kopenhagen apresenta o “Mickey Vintage”, ovo que acompanha um relógio retrô do camundongo mais famoso dos desenhos.

Usando a criatividade, a Garoto lançou o primeiro ovo com um formato retangular, simulando uma caixa comestível. Segundo André Barros, gerente de marketing da Garoto, o ovo – chamado Caixa Amarela – é o presente ideal para qualquer amante do chocolate: “o Caixa Amarela é feito para aquelas pessoas que dizem que comeriam até a embalagem. Agora elas podem”, brinca.

"Ovo" quadrado da Garoto. Uma das novidades desta Páscoa.

Segundo Ricardo Bassoni, gerente de marketing da área de chocolates da Nestlé, “a Páscoa é cada vez mais um momento de presentear, comprar para fazer um agrado ao outro e não para consumo próprio”. Desta maneira, a tendência é que as empresas – que possuem expectativas de crescimento acima de 10% – atinjam seus objetivos não só por causa dos amantes de chocolate, mas também pelo espírito cada vez mais “solidário” que a Páscoa traz

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