sexta-feira, 11 de março de 2011

JAPÃO: Google reage ao terremoto com o People Finder

O maior terremoto já registrado no Japão afetou a costa nordeste da ilha na noite desta sexta-feira 11. O tremor de 8,9 graus criou um tsunami que invadiu a costa do país, devastando cidades inteiras. Apesar de ainda não existirem dados precisos sobre o número de mortes, a Associated Press afirma que de 200 a 300 pessoas já morreram na cidade de Sendai, uma das mais atingidas.

O Google reagiu como uma corporação jornalística, fazendo uso, porém, do que há de melhor em tecnologia de software e dados. O grupo criou um conjunto de ferramentas e páginas com informações sobre o que está acontecendo nos locais atingidos. Grande parte desses dados pode ser acessada na página Japan Quake, um website do Google que disponibiliza informações de emergência sobre o terremoto e o tsunami.

A empresa também criou o People Finder, onde qualquer pessoa pode digitar o nome de supostas vítimas do desastre. Qualquer um que tenha informações sobre alguém que esteja na área afetada também poderá disponibilizá-las nessa página. Na tarde de hoje, o People Finder acumulava 7.200 cadastros.
O Google já tinha usado ferramentas similares durante os desastres que atingiram o Haiti e a Nova Zelândia. As contas de twitter da companhia – @google e @googlemaps – estão passando informações sobre o progresso do tsunami, assim como links para o Google Maps, mostrando quais pontos ele atingiria.

O You Tube está coletando vídeos de quem está na região através do canal CitizenTube, que mostra os primeiros resultados dos efeitos devastadores do terremoto.

Via Meio & Mensagem