segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

VALE A PENA: 500 mil post-its na Galeria Melissa



A fachada da Galeria Melissa, localizada na rua Oscar Freire, em São Paulo, está recebendo post its aos finais de semana, para a realização de uma animação stop-motion ao vivo, a ser fotografada in loco durante 90 dias. 
A cada 15 dias, os animadores da Coala Filmes trabalham todo o fim-de-semana alterando a posição dos adesivos para criar uma nova fachada.
Esse processo vai resultar  em filme de animação stop-motion de 1 minuto, recriando algumas das fachadas mais famosas dos seis anos de Galeria, além de trazer uma surpresa no final.
Além de meio milhão de post its (aproximadamente 35 mil pra cada fachada completa e mais 75 mil para transições animadas de cada uma), serão gastos 40 km de fitas dupla-face da 3M, usadas para reforçar a colagem.
Consumidoras da loja têm deixado mensagens de apoio à marca e os mais variados tipos de recados e desenhos nas paredes.
O tema da coleção "Melissa Time Code"  trata justamente de desvendar o código do tempo, de estar sintonizada com seu tempo.



A fachada animada é uma criação da Casa Darwin e conta com parceria da 3M, que forneceu o material.

Via CCSP

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Folha de São Paulo completa 90 anos e digitaliza acervo completo

A primeira edição da Folha
A Folha de S. Paulo marca seu aniversário de 90 anos, completados no último sábado, 19, com uma celebração ecumênica reunindo diversas religiões, com coquetel e concerto, na Sala São Paulo. Uma comemoração sofisticada e discreta. Conforme conta o presidente da empresa Folha da Manhã S.A e também principal executivo do Grupo Folha, Luiz Frias, chega agora um presente aos leitores, já que a Folha disponibiliza seu acervo online, com a totalidade de todo o conteúdo publicado desde 1921, e finalmente digitalizado (veja aqui). De acordo com reportagem publicada na própria Folha nesta segunda-feira 21, somente no sábado, o acervo digital teve um pico de acessos de 25 mil usuários por hora.

No sábado 19, a edição comemorativa contou com um caderno especial, com quatro capas diferentes - casa assinante recebia um modelo, aleatoriamente. Como recheio, o jornal fez um amplo resgate de sua trajetória, com retrospectivas e principais fatos que marcaram sua mudança e evolução na cobertura dos fatos do Brasil e do mundo nas últimas nove décadas. Como "presente", os internautas terão, por um mês, acesso gratuito a todas as edições do jornal. Um livro com as capas que fizeram história também está nos planos do veículo.

Via Meio e Mensagem

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

VALE A PENA: Banksy ataca outdoor em Los Angeles; anunciante achou “épico!”

O Banksy está ativo essa semana em Los Angeles, mas a última intervenção foi em um outdoor na Sunset Boulevard que causou discordancia entre a dona da placa, a CBS, e a anunciante que pagou pela veiculação.
Com um Mickey bêbado e uma Minnie fumando – substância ilícita, certamente – o anúncio da The Light Group, controladora de diversos restaurantes e clubes de Los Angeles, foi “atacado” por Banksy e rapidamente se tornou um atração na cidade.


Só que em pouco tempo a CBS Outdoor tratou de arrancar a placa do lugar, e segundo testemunho dos funcionários, chegaram a receber ofertas de até 10 mil dólares pela obra no momento em que estavam retirando o anúncio.
Um porta-voz da The Light Group declarou que ficaram furiosos com a atitude da empresa de mídia exterior. Segundo ele, a CBS tem claramente zero apreciação por arte: “O outdoor é nosso, não deles. Ficamos lisonjeados por Banksy ter atingido nosso anúncio – isso foi épico.”
O documentário de Banksy, “Exit Through the Gift Shop”, está concorrendo ao Oscar, onde ele ironicamente faz piada com o fato de tornar qualquer coisa valiosa com intervenções.

Saiba mais sobre o artista plástico Bansky.

Via Brainstorm 9

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

BUSDOOR ou OUTDOOR?

Estas duas tirinhas do blog WILLTIRANDO brincam com a rivalidade entre as mídias OUTDOOR  e BUSDOOR.

Quem levou a melhor no primeiro round?

E agora?

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Sinalização NASS MODELS



Ficou pronta hoje a sinalização interna da agência NASS MODELS, desenvolvida pela R TOAZZA comunicação.
Trata-se da logomarca do cliente (também criada pela R TOAZZA), desmontada em quatro partes em acrílico cristal, utilizando as cores da identidade visual da empresa.

Os elementos ficam no hall de entrada da agência.


Vale a pena: Nova campanha da Sky com a top Gisele Bundchen

A modelo Gisele Bündchen é novamente garota-propaganda da operadora SKY e, dessa vez, interpreta uma dona de casa que aguarda a volta do marido que a abandonou.
A campanha “Eu Voltei” é embalada pela música "O Portão", de Roberto Carlos, e conta com filme de lançamento de 1 minuto (em breve no Clubeonline) e mais cinco comerciais, de 30" e 15".
A ação, em formato de sitcom, apresenta histórias e desdobramentos da rotina de um casal após o retorno do marido, interpretado pelo ator Augusto Madeira.
Filme de um minuto, que chega à telinha nesta segunda-feira (21), traz cenário composto por móveis e objetos com influência retrô. Gisele interpreta uma dona de casa pin-up e, em cada filme, aparece fazendo tarefas domésticas, como varrer, bater massa de bolo, catar a roupa suja espalhada pela casa e esfregar o chão de joelhos.
Nos filmes, Gisele disputa a atenção do marido com sua maior concorrente, a SKY, já que desconfia ser esse o motivo de sua volta para casa.
A campanha também conta com spots e peças para mídia impressa. Com fotos de Bob Wolfenson, os anúncios de página inteira circularão em revistas semanais e mensais.
Haverá, ainda, ações de merchandising em programas como Hoje em Dia, O Melhor do Brasil e Terceiro Tempo.
Trechos do filme em que ela esfrega o chão caíram na internet semana passada e geraram polêmica, já que a assessoria da modelo jurava que não faziam parte de qualquer ação comercial;



Ficha Técnica:
Título: “Eu Voltei”
Anunciante: SKY
Produto: SKY HDTV
Agência: Giovanni+Draftfcb
Direção de Criação: Adilson Xavier e Ricardo John
Head of art: Benjamin Yung Jr.
Redação: Ricardo Martin e Ricardo John
Direção de arte: Benjamin Yung Jr.
RTVC: Victor Alloza e Vivi Guedes
Direção: Nando Olival
Produtora: O2 Filmes
Direção de Fotografia: Ricardo Della Rossa
Direção de arte/Produtora: Tulé Peak
Atendimento/Produtora: Rejane Bicca e Luiz Fernando Braga
Montagem: Lucas Gonzaga
Pós Produção/Finalização: O2 Filmes
Produtora de Som: Tentáculo

Via Clube de Criação de São Paulo

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Tablets atraem mulheres e e-commerce

“Até a bolsa de homem se tornar um acessório aceitável, as mulheres já terão adotado os tablets”, afirma a CMO Patti Ziegler, da Engauge, que é uma das grandes agências de publicidade independente dos Estados Unidos. Por outro lado, um crescente número de portadores de iPad – informado, tecnológico e cada vez mais feminino – emerge como um poderoso motor de vendas online, diz a executiva em artigo publicado no Advertising Age.



Patti conta que, tendo passado longas horas à beira de piscinas, percebeu que o iPad se tornou um dispositivo altamente necessário para as mulheres de classe média, que parecem gostar de fazer compras e “jogar Scrabble”, aponta, enquanto os filhos competem nas raias das piscinas. Ao contrário do estereótipo de que as mulheres são avessas à tecnologia, é o público feminino que parece ganhar dos homens como o segmento de maior expansão entre os early adopters do iPad. Depois de quatro meses de lançamento, a relação mulher-homem de usuários do iPad passou de 1:2 para 2:3, conforme dados do Yahoo. Nos Estados Unidos, isso é particularmente importante já que entre 70% a 85% das despesas das famílias estão sob o controle da mulher.

E-commerce

Em menos de um ano, o iPad emergiu também como uma plataforma poderosa para o comércio eletrônico. Alguns varejistas relatam que mais de 50% do tráfego móvel chegam pelo tablet da Apple, conforme dados da Forrester que, inclusive, cunhou um novo nome para essa tendência: t-commerce, de tablet commerce. Mas, ao invés de gerar novas vendas, o t-commerce tende a crescer na captura e canibalização do tráfego baseado em PC. O e-commerce cresce a um ritmo de dois dígitos anuais e os varejistas o expandem para plataformas móveis para compensar a queda de vendas equivalente nas lojas físicas.

O iPad é líder dessa expansão, mas novas ofertas de dispositivos equipados com Android, como o Samsung Galaxy Tab e o aparelho da T-Mobile, o G-Slate, devem completar as opções. Projeções da Forrester indicam que as vendas de tablets poderão passar do 80 milhões em 2012 para 200 milhões de unidades até 2014. Para o varejista online, a oportunidade é única. Proprietários de iPad são tipicamente ricos e, portanto, propensos a gastar dinheiro de forma online em primeiro lugar. Quase 95% dos proprietários de iPad têm rendimentos altos, segundo pesquisa do Yahoo.

Via Meio e Mensagem

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

MERCADO: A tão sonhada receita da Coca-Cola


Depois que o mundo todo foi tomado pela notícia de que a tão cobiçada e secreta fórmula da Coca-Cola havia sido revelada, a empresa veio a público negar a autenticidade da receita.


Segundo Kerry Tressler, porta-voz da companhia nos Estados Unidos, apesar de muitos perseguirem o segredo do sabor do refrigerante mais famoso do planeta, ainda não foi dessa vez que a verdadeira receita foi descoberta. "Apesar de tentarem, só existe uma receita real. E não é essa", disse à ABC.


Os boatos de que a fórmula havia sido revelada começou quando um programa de rádio de Chicago, o This American Life, contou ter tido acesso e colocou na internet uma fotografia que trazia o arquivo secreto da Coca-Cola em anúncio publicado em 1979 em um jornal da cidade de Atlanta. A hipótese ganhou força por ser Atlanta a cidade natal de John Pemberton, o inventor da fórmula.
NOTÍCIA RELACIONADA: Revelada a receita da Coca-Cola

Via Meio & Mensagem

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Mudanças no transporte em São José dos Pinhais

A Central do Vale Eletrônico, empresa que controla a bilhetagem através de cartão na cidade de São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba), auxiliou a prefeitura em diversas mudanças no tráfego e também no transporte coletivo da cidade.
A partir de fevereiro, a população passou a contar com um novo terminal, as principais ruas tiveram seus sentidos alterados (confira hot site informando os novos binários) e a principal novidade: a Tarifa Flexível.
Quem utiliza o transporte coletivo em São José paga frações da tarifa, de acordo com o trecho percorrido. É uma integração tecnológica, inteligente, que permite mais liberdade para o passageiro (que não fica preso aos terminais fechados) e estimula o comércio das regiões dos pontos de parada dos ônibus.
A R TOAZZA assessorou a Central em todas as ações de comunicação para informar aos saojoseenses das novidades.

Confira abaixo, fotos dos materiais desenvolvidos pela agência:


Ponto de Atendimento da Central do Vale Eletrônico no novo terminal.

Sinalização no novo terminal indicando onde fazer o Cartão VEM, que permite a integração eletrônica aos passageiros.

Quiosque Móvel! O ponto de atendimento ambulante, que circulou pelos principais pontos de São José dos Pinhais, facilitando o acesso da população aos cartões. Dentro do ônibus-quiosque, é possível fazer o cartão e obter informações a respeito do novo sistema.
 A diretora de Marketing da Central, Beatriz Brito, que desenvolveu o conceito da campanha junto à agência, conta que os resultados estão sendo muito positivos. A R TOAZZA sente-se orgulhosa de participar deste novo momento de São José dos Pinhais.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Famosos na Publicidade

Levantamento do Controle da Concorrência mostra que o apresentador Ratinho apaeceu em 4754 inserções comerciais de TV em 2010.
Rodrigo Faro foi o segundo que mais esteve exposto na publicidade: foram 4072 aparições, ano passado.
Para se ter uma ideia da ascensão de Faro, o apresentador da Record apareceu em 2340 comerciais em 2009 e em nenhum em 2008, informa Lauro Jardim, da Veja.Com.
Além de Ratinho e Rodrigo Faro, outras 'celebridades' brilharam nos comerciais de TV em 2010. Lima Duarte, que estrelou a campanha de 60 anos da televisão, entre outras, apareceu em 2819 inserções.
Ana Maria Braga ficou em quarto lugar com 2301 comerciais, seguida de Zezé Di Camargo (2250), Ivete Sangalo (2113) e Luciano Huck (2064).

Via CCSP

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Anvisa mira PDV de cigarros em consulta pública

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) colocou em consulta pública nos últimos dias de 2010 a proposta de criação de novas e mais severas restrições à comunicação das marcas de cigarro nos pontos-de-venda. O órgão ouvirá manifestações da sociedade até o próximo dia 31 de março, mas o mercado já se movimenta para defender a última trincheira da indústria tabagista no terreno da comunicação, após uma década de vigência da lei que proíbe o uso da mídia.

Paulo Focaccia, sócio da CFLA e advogado que representa a Associação Brasileira de Marketing Promocional (Ampro), afirma que a entidade acompanha o andamento da consulta pública, mas alerta que, se colocadas em vigor, as medidas inviabilizam a comunicação nos pontos-de-venda para o setor. “Muitas vezes, a Anvisa tenta ultrapassar os limites de sua competência e subrogar direitos e deveres que são dos legisladores”, critica Focaccia. Abap, Abert, ANJ, Aner, o Instituto Palavra Aberta e o Conar também acompanham o andamento da consulta pública.

As ações de PDV são hoje o principal canal de comunicação da indústria com seu público e representariam no Brasil investimentos da ordem de R$ 200 milhões por ano, contando pesquisas, criação e produção de materiais. Os displays e mobílias das fabricantes são fornecidos para mais de 260 mil estabelecimentos comerciais. A estimativa informal é de executivos ligados às duas principais empresas do setor, Souza Cruz e Phillip Morris, que juntas faturaram R$ 13 bilhões em 2010, dos quais R$ 8 bilhões ficaram com o governo na forma de impostos. O mercado ilegal é estimado em cerca de R$ 4,4 bilhões por ano, ou seja, 27% do total que deixa de arrecadar por ano R$ 2 bilhões em impostos.

A proibição da publicidade do cigarro na mídia, em 2001, praticamente inviabilizou o lançamento de novas marcas e forçou as empresas do setor a concentrar esforços nas marcas já conhecidas do grande público e com o recall herdado dos tempos de veiculação. Com a perda de força das marcas regionais, a British American Tobacco (BAT) – controladora da Souza Cruz – e a Phillip Morris tem adotado a estratégia nos últimos anos de concentrar os esforços em marcas globais, que em grande parte dos casos substituem as locais.

Um dos casos é a progressiva extinção da marca Carlton, incorporada pela Dunhill, com a comunicação 100% baseada em ações nos pontos-de-venda, criadas pela G2. No caso da Phillip Morris, a internacional Marlboro vem sendo introduzida nas embalagens de diversas marcas comercializadas no Brasil, inclusive as lights e mentoladas como Galaxy. No entendimento do mercado, o banimento da propaganda beneficiou o comércio ilegal de cigarros, processo que seria ainda mais acentuado caso a proibição se estenda ao PDV.

Além das agências que deixariam de ter essas rentáveis contas, como Ogilvy Action e DPZ, o impacto na cadeia produtiva preocupa também setores como a Federação Brasileira de Bares, Restaurantes e Hotéis (FBRH), presidida pelo empresário Alexandre Sampaio e representante de cerca de 80 mil estabelecimentos, incluindo lojas de conveniência em postos de gasolina. Além das vendas de cigarros representarem entre 14% e 30% das vendas desses estabelecimentos, os displays e outros equipamentos fornecidos pelas empresas tabagistas são um importante componente na estrutura das lojas. “Os displays têm dupla função, pois além de acomodarem o mostruário, primam pela decoração e suavização dos ambientes”, explica Sampaio. Para ele, a Anvisa vem tratando a questão de forma autoritária. A Fecombustíveis, entidade que representante as empresas distribuidoras de combustíveis, também integra a frente contra a ação da Anvisa, em função da importância das lojas de conveniência na estrutura de negócios dos postos.

As principais medidas propostas pela Anvisa para restringir as ações de PDV de cigarros são as seguintes:
-Colocação de um novo alerta sobre os riscos do tabagismo na embalagem de todos os produtos fumígenos derivados do tabaco, além dos demais já existentes. Neste novo alerta, seria inserida a condição de tabagismo como doença, além de avisos sobre a possibilidade de tratamento: “Tabagismo é doença. Você tem direito a tratamento – Disque Saúde 0800 61 1997”. Os avisos devem ocupar 50% da parte inferior da área de uma das maiores faces visíveis ao público, sendo que a outra face de maior área continuará ocupada pela advertência sanitária padrão.

-As embalagens de produtos tabagistas passariam a conter apenas informações referentes à: nome da marca; dados do fabricante; dados do importador; teores de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono; ingredientes básicos; tipo do produto; quantidade de produto na embalagem; data de fabricação; número do lote; número do Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC e código de barras.

-Proibição da utilização de expressões como classe, ultra baixo teor, baixo teor, suave, light, soft, leve, teor moderado, alto teor, mild, etc.

-A exposição pública das embalagens e dos produtos seria permitida apenas em tabacarias, locais destinados ao comércio de tabaco. Nos demais pontos de venda apenas materiais publicitários deverão ser expostos (painéis, pôsteres e cartazes), também limitados à parte interna destes locais.

Via Meio & Mensagem

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

NOTÍCIAS DO MERCADO - Governo Federal anuncia nova marca

Criação é de Marcelo Kertesz, VP de criação da Africa

O governo federal apresentou a nova marca e a assinatura "Pais rico é pais sem pobreza", que sucede a anterior - "Brasil, um país de todos".

A criação é toda assinada por Marcelo Kertész, VP de criação da Africa, que deixou a agência do grupo ABC durante as eleições para integrar a campanha chefiada por João Santana que elegeu Dilma Rousseff. Kertész, segundo a Secom, não recebeu cachê e teria doado os direitos de uso da marca ao novo governo.

Segundo o comunicado divulgado pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), a marca é uma evolução da marca anterior criada por Duda Mendonça e "traduz a prioridade do governo federal com a erradicação da miséria e redução da pobreza extrema".

Nos próximos dias, a Secom apresentará o manual de aplicação para uso dos órgãos que integram o Sistema de Comunicação do Poder Executivo Federal (Sicom). Até lá, a marca anterior e o seu respectivo manual continuam vigentes, sem a necessidade de serem retirados.
Via Meio & Mensagem

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

NOVO CLIENTE! Abbey Gastronomia & Eventos

Abbey Gastronomia & Eventos: o mais novo cliente da R TOAZZA, está localizado em São José dos Pinhais e é referência em qualidade de atendimento, ambiente e inovações culinárias em todo o Paraná.
Veja abaixo os cartões postais confeccionados pela agência para o restaurante.




Saiba mais sobre o Abbey e confira os cardápios do almoço: www.twitter.com/abbeysaojose